Lugares obrigatórios para visitar em Praga


Falo-vos da República Checa com um carinho especial, foi a minha casa durante quase 5 meses. Foi uma experiência que me transformou, que me fez crescer e ser melhor pessoa. 

Praga é uma cidade com muitos lugares para visitar, cada um mais fascinante que o outro, com a peculiaridade de ser um centro histórico bem pequenino, quando comparado com outras cidades europeias. Para visitar a cidade 3 dias é o suficiente, podem usar transportes públicos ou aproveitar e caminhar para descobrir um recanto perdido. 

Por ser tão bela, é fácil ficarmos encantados horas e horas apenas num local, pelo que reuno aqui uma lista dos lugares mais encantadores de Praga. Faça as suas escolhas e elabore um roteiro do seu agrado e deixe-se encantar por esta cidade de saída de um conto de fadas. 
Se quer saber mais sobre Praga, espreite aqui. Para não perder os 11 ex libris da gastronomia Checa, espreite aqui.



1. Castelo de Praga

O castelo de Praga é o maior do mundo, com o tamanho de aproximadamente 7 campos de futebol. O castelo é formado por um complexo de vários edifícios: pátios, palácios, museus e jardins. Em toda a área domina a Catedral de São Vitus, imponente na sua arquitetura gótica, jazem os maiores dominadores da história checa. 
Pode visitar os jardins e os pátios gratuitamente. Se não quiser, ou não tiver tempo para visitar todo o complexo, aconselho a visitar a Catedral de São Vitus, a Basílica de St. Georg, a Golden Lane e o Palácio Real. Estes 4 edifícios fazem parte de um roteiro com o valor de 250czk, aproximadamente 13euros, para crianças e estudantes o preço é de 125czk, ou seja, 7euros. 
À parte, pode comprar bilhete para subir os 380 degraus da maravilhosa torre da catedral, com um custo de 150czk, 8 euros.
O complexo do castelo está aberto das 6h00 às 23h00, pelo que pode apreciar uma vista noturna ou madrugadora da cidade, no entanto os edifícios têm um horário mais reduzido, das 9h00 às 16h00 nos meses de inverno, e das 9h00 às 17h00 nos meses de verão. 

Dicas: Em certas alturas do ano a afluência de turistas aumenta abruptamente, e com ela o tempo de espera nas filas. Se quer aproveitar todo o tempo que tem, compre os bilhetes online e evite filas de espera. 



2. Ponte Carlos

A ponte Carlos, foi mandada construir sobre o rio Vtlava  em 1357, pelo rei D. Carlos IV. Destaca-se pelos seus 520m de comprimento e o embelezamento pelas estatuas de arquitetura barroca que, na verdade, são posteriores à sua construção. Sempre muito movimentada, a Ponte Carlos é o ponto de encontro de vários artistas e músicos, que mostram o seu trabalho. 

Dicas: dizem as lendas antigas, que tocar na imagem do santo com uma cruz arquiepiscopal com os dedos a tocar as 5 estrelas, faz com que se realize um desejo ao ano. 
Outra lenda diz que, tocar na imagem do santo a ser atirado da ponte garante que o visitante vai voltar a Praga. Não se preocupe por não saber exatamente a localização exato destas imagens, habitualmente há outros turistas a querer sorte e as imagens estão bastante polidas.  




3. Museu Nacional de Praga

Fechado durante vários anos para restauro, abriu recente visitas ao público em novembro de 2018. Para os Checos, é o mais importante museu nacional inaugurado em 1818. As coleções em exposição são muito similares a outras que podemos encontrar em outros museus, o que o distingue é a sua  surpreendente beleza interior.
Aberto de 3ª-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, com exceção da 4ª-feira que encerra às 20h00. Encerra à 2ª-feira. Os bilhetes apenas podem ser compradas na bilheteira presencial, num valor de 250czk para adultos e 170czk para crianças e estudantes. 


4. Praça Wenceslau

A praça Wenceslau é a maior praça em Praga, com 750 metros de comprimento e 60 metros de largura. Rodeada de cafés, restaurantes, bares, apartamentos, hotéis e lojas.
O edifício mais famosa da praça é o Museu Nacional de Praga.


5. Relógio Astronómico

O "Orloj", como é conhecido pelos checos, é o relógio medieval mais antigo e mais elaborado alguma vez construído. Datado de 1490, construído pelo mestre relojoeiro Hanus, diz a lenda que as autoridades da cidade, cegaram o mestre após o termino da construção do orloj.
Diariamente, a horas certas, das 8h00 às 20h00, o mecanismo ganha vida. Dado o aparata que se instala na praça e o burburinho sobre este pequeno espetáculo, confesso que esperava algo mais ilustre; mas dado os seus 529 anos, e analisando os conhecimentos e maquinaria que disponham na época, "secalhar" até é bem surpreendente.



6. Praça da Cidade Velha

Antiga praça medieval, é desde o século XI centro de comercio, onde outrora havia mercados de rua. Os edifícios que a rodeiam exemplificam bem o seu crescimento ao longo dos séculos, destacam-se a Igreja de Nossa Senhora de Tyn, a Igreja de São Nicolau e a Torre da Cidade Velha.
A Igreja de Nossa Senhora de Tyn foi construída no século XIV em estilo gótico, sobre um edifício de estilo romântico, com duas torres pontiagudas saídas de um conto de fadas. Aberta de março a dezembro, de 3ª-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00. Ao domingo abre das 10h00 às 13h00. 



7. Josefov

O bairro judeu de Praga mantêm os seus edifícios históricos conservados, as sinagogas e o cemitério judaico. Carinhosamente visitado por milhares de turistas que relembram a história desta comunidade milenar. Entretanto, os edifícios do antigo gueto foram reconstruídos e nada têm a haver com o bairro judaico de antigamente. Felizmente as sinagogas foram poupadas a esta reforma e pode, hoje em dia, visitá-las. São cinco sinagogas as todo: Sinagoga Maisel, Sinagoga Pinkas, Sinagoga Klausen, Sinagoga Espanhola, Sinagoga Velha-nova. Cada uma bela à sua maneira, no entanto a sinagoga espanhola e a velha-nova são as mais bonitas e históricas importantes, ambas representam marcos históricos importantes do bairro judeu. Infelizmente não existem bilhetes individuais para casa sinagoga, tem 3 opções de bilhetes: visitar as cinco sinagogas, o cemitério judaico e a prefeitura por 500czk para adultos (aproximadamente 20€) ou 350czk para crianças e estudantes até aos 26 anos. Existem pacotes especiais para famílias.  Visitar a Velha-nova Sinagoga por 200czk para adultos (8€) ou por 140czk para crianças e estudantes até aos 26 anos. Visitar o Museu Judaico por 350czk ou por 250czk para crianças e estudantes até aos 26 anos.




8. Bairro de Malá Strana

O bairro de Malá Strana é uma maravilha da arquitetura da cidade, foi poupado e conservado aos longo dos séculos de agitações radicais. Um pequeno complexo de edifícios medievais e barrocos, embelezados por jardins e pomares. São vários os monumentos e igrejas que pode visitar neste bairro, datados de há muitos séculos  atrás.
Na religião católica portuguesa, sempre me lembro de ter ouvido falar do Menino Jesus de Praga. Capela dedicada à Santíssima Trindade, construída em 1584, templo de carmelitas, onde se encontra a famosa imagem do Menino Jesus de Praga.


__________________________________________________________________________

De Portugal, ainda não há voos diretos de companhias lowcost. Por isso, viajámos pela TAP para o aeroporto de Praga Václava Havla, a cerca de 30 minutos de autocarro. Veja AQUI como ir do aeroporto de Praga para o centro de Praga. 

0 Comentários