5 Tabernas imperdiveis na região de Leiria

Hoje em dia frequentar uma taberna é ser moderno, beber num copo de barro é ter glamour, todos querem e gostam do ambiente informal e festivo das tabernas. Ideal a dois, em grupo ou em familia. 
Normalmente presenteiam-nos com uma variada carta de iguarias portuguesas que nos fazem lembrar quando éramos pequeninos, ainda no século XX, e almoçávamos em casa dos avós. 

Por serem tão familiares, acolhedoras e divertidas, selecionei 5 tabernas que têm de experimentar.

          1 - Taverna Xico e Xica, Marinha Grande

Num ambiente familiar, com salamandra, cortinados e toalha ao xadrez vermelho a Taverna Xico e Xica é ideal para quem quer relaxar e comer como se estivesse em casa: barato e comida caseira. Aconselho começarem por um queijinho e ovos mexidos com farinheira. Depois, a escolha só vai ficando mais dificil porque tudo é excelente, experimente a carne de vaca de coentrada e umas migas à alentejana.

https://www.facebook.com/xicoexica/photos/rpp.313930305395253/1095173440604265/?type=3&theater


          2 - Tasca 7, Leiria

No centro histórico de Leiria, numa ruela de paralelos e casas abandonadas está a Tasca 7, a tasca da D. Estrela. De todas, a mais familiar e mais caseira com apenas 5 mesas, toalhas aos quadradinhos, cadeiras coloridas, móveis antigos decorados com doçura e histórias da vida de alguém. 
Têm sempre dois pratos do dia, está aberta de 2ª-feira a sábado para almoço e lanche. 
          

http://preguicamagazine.com/wp-content/uploads/2015/10/Tasca-do-sete_Estrelita_capa.jpg


          3 - Sitiado, Nazaré

Com pouco mais ou nem tanto de 10 mesas, num espaço que muitos considerariam pequeno para tanta gente, esta taberna à moda Nazarena passa despercebida por quem passa mas não por quem entra. Experimente casca de batata frita e pata-roxa, um peixe que poucos conhecem, de sabor e confeção de excelência. 


https://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/05/c4/fc/45/sitiado.jpg


          4 - Restaurante Monte Carlo, mais conhecido por Salvador, Leiria

Situado no centro de Leiria, junto ao Mercado Santana, não se podia pedir taberna mais típica. Não tem glamour nem enche o olho quando se entra, mas a boa disposição que por lá se vive, a familiaridade entre todos e um copito do famoso josel da casa fazem-nos querer lá voltar. 
Desde peixinho grelhado, passando por iscas de fígado ao bitoque. Refeições desde 4,50 euros. 

http://preguicamagazine.com/wp-content/uploads/2013/03/salvador-3.jpg


          5 - Restaurante Fernando dos Leitões, Pataias

Na verdade não é bem uma taberna, como o próprio nome indica, mas o estilo é tipo taberneiro... muito barulho, muita animação, boa comida e a bom preço. Conhecido pelas diárias à hora de almoço ou pelos jantares de leitão assados pelo próprio dono do restaurante. 


Boas Petiscadas! 😘

0 Comentários