No Caminho da Iluminação

Se forem tão fãs de Dan Brown quanto eu, não vão perder a oportunidade de explorar o lado escondido e mais antigo de Roma.

No livro Anjos e Demónios, Dan Brown dá-nos a conhecer o grupo secreto - Os Illuminati - que estavam secretamente infiltrados na igreja e deixavam pistas sublimes da sua existência.

No século XVII, acredita-se que a Terra, Ar, Fogo e Água eram os quatro elementos da ciência. Este grupo secreto construiu o Caminho da Iluminação, uma pista escondida por Roma, por 4 igrejas católicas, - Os Altares da Ciência - sendo a última a igreja da iluminação, o local onde os Illuminati se encontravam às escondidas.

Uma das muitas questões de quem tentava encontrar o caminho era saber por onde começar, não era fácil encontrar o segno ou sinal. Após consultar os livros de Galileu no arquivo do Vaticano, Langdon guiou-se pelo poema:

«From Santi’s earthly tomb with demon’s hole
‘Cross Rome the mystic elements unfold.
The path of the light is laid, the sacred test,
Let the angels guide you on your lofty quest».

  • 1º Altar - Terra
Após análise do poema acima descrito, Robert Langdon descobriu que a pista indicava para o Túmulo de Rafael Santi, actualmente sepultado no Panteão (a Igreja Católica mais antiga de Roma), no entanto os seus restos mortais foram transladados da sua terra natal em 1759. O professor rapidamente percebeu que a pista fazia referência a um túmulo construído por Rafael "... buco diàvolo.. " ou "the demon's hole", apenas corresponderia a essas características a Capela Chigi, na Igreja de Santa Maria del Popolo, outrora Capella della Terra, desenhada por Rafael (onde o 1º cardeal fora assasinado). 

Túmulo de Rafael - Panteão

Bem no centro da Piazza del Popolo está um obelisco de uma pirâmide de referencia egípcia, o símbolo adoptado pelos Illuminati. Chegados à Capela Chigi, encontram um bela harmonia entre um pirâmide, o buraco do diabo e a famosa escultura de Bernini, Habakkuk e o Anjo, não deixa dúvidas que é o 1º marcador do Caminho. 

buco diávolo

Capela Chigi - do lado direito a escultura Habakkuk e o Anjo

Curiosidade: Desconfia-se que o desconhecido mestre do Illuminati seria Bernini, que trabalhava exclusivamente para a Igreja Católica. Eram de tal forma poderosos e inteligentes que tinham a capacidade de se infiltrar em todas as organizações, escondendo-se à vista de todos. 

  • 2º Altar - Ar
O anjo aponta para sudoeste numa linha imaginária que traça a Praça de São Pedro (onde o 2º cardeal fora assassinado) e nos leva ao 2º elemento: Respiro di Dio, uma escultura de baixo relevo. O sopro para oeste da escultura novamente de Bernini leva ao 3º elemento.

Praça de São Pedro - Vaticano
Imagem de: http://maxpixel.freegreatpicture.com/Directory-Orient-Compass-Point-Navigate-West-1826530
  • 3º Altar - Fogo
Desta vez, numa igreja mais pequena, menos turística e longe do centro das atenções, Igreja de Santa Maria della Vitoria, Bernini presenteia-nos com uma escultura magnifica O Êxtase de D. Teresa D'Ávila, transladada do Vaticano.  

O Extase de D. Teresa D'Ávila

  • 4º Altar - Água
Situada na fabulosa e carismática Piazza Navona, a Fontana di Quatro Fiumi faz tributo aos 4 rios de Bernini. Após o salvamento do 4º cardeal, este revela que o assassino os sequestrara no Castel Sant'Angelo, a Igreja da Iluminação. O Castel Sant'Angelo era utilizado pela igreja como esconderijo e prisão para os seus inimigos


Castel Sant'Angelo - Igreja da Iluminação
Imagem de: https://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--x5VkMAuf--/c_scale,fl_progressive,q_80,w_800/18q32t8x30nlqjpg.jpg

Boas Viagens! 😘

0 Comentários