Bar Mleczny, os sabores tradicionais de Cracóvia

Bar Mleczni, em português significa bar de leite, são restaurantes/bares com comida típica polaca a preços convidativos. Este conceito nasceu durante a época comunista, em meados de 1960, com o intuito de proporcionar aos trabalhadores refeições baratas.

Durante a época comunista, liderada pela União Soviética, os polacos tinham muitas carências económicas, a comida era à base de produtos lácticos e vegetarianos, o que originou o nome Bar Mleczni. Provavelmente, a única tradição boa, da qual os polacos se orgulham, deixada pela União Soviética.

Entrei no primeiro Bar Mleczni por puro acaso, ao fim de horas a caminhar e com a fome a convidar a entrar no primeiro restaurante que aparecesse. Assim que abri a porta, entrei na máquina do tempo, estava em 1940: a madeira desgastada pelo tempo, os naperons de renda branca ao centro das mesas, as jarras de flores, as molduras douradas com fotografias a preto e branco, um leve cheiro a poeira e a sopa quente.

Abrem e fecham muito cedo, das 7h às 20h, mantendo a tradição dos tempos sofridos de trabalho árduo. Atualmente, devido à inflação dos preços, os Bar Mleczni não conseguem oferecer refeições tão baratas, mas ainda conseguem apreciar uma refeição tradicional por 3 euros.

Abaixo, algumas sugestões de comida típica Polaca que podem deliciar-se por baixo custo e boa qualidade.

- Zurek: sopa de trigo azedo
- Barszcz czerwony: sopa de beterraba (provavelmente a mais famosa)
- Zupa pomidorowa: sopa de tomate
- Pierogis: Pasteis de massa fresca recheados
- Gulasz
- Bigos: repolho e carne de porco desfiada
- Kompot: água com frutas (é muito doce e aveludado)


Sopa de tomate










Podem consultar a ementa com os preços nos quadros de parede. Habitualmente não têm tradução para outras línguas e os empregados pouco, ou nada, falam inglês, pelo que vale arriscar e pedirem o que vos soar melhor. Não têm serviço de mesa, o pedido é feito ao balcão e pago de imediato. 

Deixo-vos quatro Bar Mleczny que adorei, sendo um deles famoso pelo chocolate quente, e um restaurante dentro do mesmo conceito mas que não se intitula como tal.

1. Bar Mleczny - Rua Grodzka 43, uma das ruas que bifurca da praça Rynek Glowny em direção ao castelo de Wawel.

2. Mleczarnia - Rua Meiselsa 20, perto do mercado da Plac Nowy

3. Nowa Prowineja - Rua Bracka 3-5, famoso pelo chocolate quente

4. Jama Michalika - Rua Florianska, que liga a porta de São Floriano à praça Rynek Glowny. Às 5ª-feiras têm a possibilidade de assistir a um show de folclore polonês enquanto desfrutam de "tapas" polacas, necessita de pré reserva.

4. U Babci Maliny - Ulica Slawkowska 17 e Ulica Szpitalna 38

Mleczarnia

Nowa Prowineja

U Babci Maliny

U Babci Maliny

Bar Mleczny

Tenho por hábito levar o trabalho de casa feito, pesquiso de adianto tradições pouco turísticas das cidades que visito. Levava os Bar Mleczny debaixo de olho, uma anotação do nome e da rua. Acabei por me cruzar com alguns ao acaso. 
Visitei alguns deste restaurantes que me surpreenderam pela positiva, pela qualidade da confeção e o místico de terem parado no tempo. Não há segredo para os encontrar, percorram as ruas da amável Cracóvia, procurem a palavra Bar Mleczny nas janelas, recuem no tempo e deliciem-se com os sabores tradicionais de Cracóvia. 

0 Comentários