5 dicas para viajar mais barato


http://images.e-konomista.pt/articles/850_400_como-poupar-nas-suas-viagens_1496842085.jpg

Se está habituado a viagem por agências e operadores turísticos, vai ficar fascinado com a quantidade de dinheiro que pode poupar planeando a sua própria viagem. É certo que, na maioria das vezes, a forma mais económica, e diria até segura, de viajar para locais distantes é aproveitar as promoções das agencias de viagem, como Cabo Verde ou México. 
Aqui, deixo-vos dicas de como podem poupar em viagens de curta duração (ou não!) na europa.


1. Planear o orçamento
Se o seu orçamento é apertado mas adora viajar, inevitavelmente e para gastos desnecessários é fundamental que planeie com antecedência a sua viagem. 
Primeiro de tudo, tem de ser realista em relação ao destino a escolher, todos sabemos que a Noruega será mais caro do que a Holanda, por exemplo. Por isso, em vez de ficar a viajar em sonhos, opte por algo que seja acessível para si e desfrute do Mundo. 
Planeie quanto quer gastar por dia, se sé tem 40euros para gastar diárias, contando com entradas de museus e souvenirs, estará mais atento ao custo das atividades e bens, escolhendo os mais adequados ao seu orçamento. 

2. Economizar no voo
Para quem tem flexibilidade de férias e pode agarrar oportunidades de última hora, o ideal é estar atento às promoções de última hora.
Para quem tem de planear as férias com antecedência, a grande vantagem é poder estudar o mercado e a oscilação de preços. Utilize plataformas de voos low cost, como o momondo ou o skyscanner, que lhe dá uma visão diária da oscilação de preços. Viajar ao fim de semana, é mais caro do que durante a semana. 

3. Economizar no alojamento
Sou uma fã incondicional dos hostels, porque me permitem viajar quase tanto quanto gosto. Afinal pagar 10/15euros por noite, em vez de 50/100euros para mais, faz toda a diferença no orçamento, pode até ser uma questão entre o ir e o não ir.
Os quartos em camaratas são os mais económicos, quanto mais camas mais barato. Até agora a minha experiência tem sido óptima. No entanto, há hostels que dispõem de quartos individuais ou para duas pessoas e fica muito mais barato que no convencional hotel, sendo também uma das minhas escolhas de eleição. Existem várias plataformas de hostels, basta uma rápida pesquisa no google. 
Se preferir tem também o bed and breakfast e o couchsurfing, duas opções semelhantes.  

4. Economizar na alimentação
Arrisco dizer que será um dos pontos onde se gasta mais dinheiro durante a viagem. Mas, inevitavelmente, todos precisamos de comer né?! Se o orçamento está apertado fuja dos restaurantes e aproveite para passar no supermercado e cozinhar algo rápido no hostel onde está hospedado. 
Na minha opinião, é fundamental viver a cidade que estou a visitar e a gastronomia é um dos aspetos que mais aprecio e faço questão de experimentar. Não precisam de ser restaurantes de luxo, algo bem económico com comidinha típica e saborosa, tento sempre fazer uma pesquisa antes nos blogs de viagem com dicas de bons restaurantes. 
Uma dica importante: comprar água no supermercado é mais económico que em cafés. Compre fruta e barras para os snacks. 

5. Escolher a melhor época para viajar
É certo e sabido, que a época alta, para a maioria dos destinos, é de junho a agosto/ inicio setembro. Depois há as épocas festivas: carnaval, páscoa, natal e fim de ano. Se tem a possibilidade de evitar estas épocas do ano vai poupar uma boa quantia, uma vez que a influencia é generalizada, seja em voo, alojamento e até alimentação. 
Tenha em atenção o destino escolhido e estude qual os períodos mais concorridos, bem como o clima. Além de evitar o rombo na carteira, as épocas menos turísticas são propensas a visitas mais calmas, menos stressantes e com maior possibilidade de nos envolvermos na cultura local. 



Estas dicas não são milagrosas, mas se as seguir tem uma grande probabilidade de poupar uns bons trocos na sua viagem. Quem sabe, até aumentar o número de viagens que faz num ano. 

Boas viagens! 😘 🌍

0 Comentários