Jedno pivo, prosím!

A gastronomia Checa não é, na minha humilde opinião, aquela que mais nos enche o olho, a barriga e seduz o paladar. Muito à base de fritos, enchidos e carne de porco. 
Mas, se vai passear, a gastronomia é um dos principais focos da viagem, só assim irá conhecer melhor o país que o acolhe. 

Após aproximadamente 5 meses de erasmus na republica checa, deixo-vos uma lista com os pratos que devem degustar sem arrependimentos:

          1. Svíčková na smetaně
Carne com molho tipico dos países eslavos, servido com dumplings - os Knedlínky - que acompanham muitos dos pratos checos. 


https://ms3.ostium.cz/instance/web-recepty/j1Xn869C/h389w574t.jpg

          2. Bramboraky
Panquecas fritas de batata, normalmente servidas com "comida de rua".


https://carujeme.cz/wp-content/uploads/2015/04/Slaninovo-cuketove-bramboraky_847_-1.jpg#foodclub

          3. Gulás
O famoso goulash Checo pode ser servido no prato ou num pão a fazer de tigela. De sabor muito característico e irresistível. O ideal é experimentarem as duas versões e decidirem por vocês, eu não troco o goulash no pão por nada!!! 





          5. Klobásy
Salsichas grelhadas vendidas em qualquer barraca de comida de rua, acompanhadas com pão e molhos. Existem variadas qualidades de salsichas, para mim quase sem diferença nenhuma mas muito melhor que as nossas salsichas frescas. 

          6. Veprové koleno - Joelho de porco
Joelho de porco assado servido com legumes, varia entre as 600g e 1,5kg por joelho, ideal para partilhar. Sem dúvida um dos melhores pratos que experimentei. 



          7. Trdlo
Doce tipico Checo, feito com uma massa enrolada e assada num espeto polvilhado com açúcar e castanhas. Pode comer simples, barrado com recheio ou em formato cone com gelado e fruta. 




           8. Koláče
Doce de massa folhada recheado com queijo cottage, sementes de papoila ou fruta. Pessoalmente acho o de queijo demasiado azedo, mas o de sementes de papoila ou fruta em compota é bom. 


https://asdistancias.files.wordpress.com/2015/09/kolace1.jpg?w=800


          9. Kofola
Durante a união soviética a venda de coca-cola e pepsi era proibida no país, então este refrigerante era uma alternativa durante os anos 70. De sabor mais doce e com um toque especial de ervas na sua composição totalmente diferente da coca-cola. Não gosto de coca-cola mas gosto de kofola. 

https://d1h8xwoai0zvaj.cloudfront.net/czech-slovak-foods/media/catalog/product/cache/1/image/700x700/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/k/o/kofola_Original-_2lit_3.jpg

         10. Pivo
Conhecido como o país da cerveja com uma variedade de cervejas de boa qualidade e vários restaurantes com produção artesanal. A mais conhecida é a PilsnerUrquell produzida na cidade de Plzen, no entanto esta marca fabrica outras cervejas como a Kozel. A mais consumida pelos Checos é a Gambrinus. Habitualmente servida em copos de 0,5L a um preço muito razoável, poderá variar consoante o local e a marca.



          11. Becherovka 
Licor à base de ervas de sabor muito amargo e forte, com elevado teor de alcool, semelhante à vodka ou a água ardente. Provêm da cidade termal de Karlovy Vary, conhecida pelas suas águas termais, a base da becherovka. 



Boas Viagens! 😘 🌍

0 Comentários