5 curiosidades e atrações turísticas históricas de Berlim

Berlim é uma cidade repleta de história, começando como centro da II Guerra Mundial, no III Reich, como maníaco principal Adolf Hitler, passando pela "recente" Guerra Fria que marcou o fim da união soviética. 

Dado os vários anos de guerra, o centro histórico da cidade ficou praticamente destruído. Atualmente, Berlim é uma cidade urbana modernizada, com pontos históricos perdidos pelo meio, passando a imagem de uma cidade desorganizada e pouco atraente, na minha opinião.

No entanto, é uma cidade europeia de renome e de visita quase obrigatória. Deixo-vos 5 atrações turísticas históricas:

          1. Muro de Berlim



Construído durante a Guerra Fria, separava a Alemanha Oriental Socialista da Alemanha Ocidental Capitalista, literalmente dividia a cidade de Berlim ao meio. Foi derrubado ao fim de 28 longos anos, na madrugada de 9 de Novembro de 1989. 
Atualmente, ainda existem vários vestígios do Muro de Berlim pela cidade, blocos de betão de 36m de altura e uma linha que traduz o percurso do muro e que pode ser percorrida a pé. 

          2. Memorial aos Judeus Mortos da Europa


Para vos dizer a verdade, este memorial não é bonito, não tem nada de especial e nem é antigo, foi construído em 2004 como homenagem a todos os judeus mortos no Holocausto. Tem um anexo subterrâneo com todos os nomes das vitimas conhecidas do terror do Holocausto. 


          3. Bunker do Hitler


O famoso bunker onde se diz que Hitler se suicidou já não existe fisicamente, mas é possível visitar o o local, que dispões de um cartaz informativo; fica situado num pacato bairro perto do Memorial aos Judeus Mortos. 

          4. Checkpoint Charlie


Foi um posto militar durante a Guerra Fria que dividia as duas Alemanhas, era um local de passagem de estrangeiros e das Forças Aliadas.  Ao lado está o Museu Checkpoint Charlie que fornece informação história da criação e evolução deste posto militar.

          5. Museu Judaico de Berlim 

Imagem retirada de: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgB0vRVv-fvLZtvFXrSAWooRbeDpgEi64RoGtWNWivElTIkRgVDVZu628_Ysnqf0dbWkeSINvC2dFJg7pQ7Q3pcqrBqPesabIQZA7PyymHQBXpGbZ0y5BMf4RXcU0S1gUsOMQaKLzXDHWgB/s1600/1.jpg

Abriu em 2001, é uma das principais atrações da cidade e o maior museu Judaico da Europa, presenteia-nos com 2 mil milénios de história sobre a relação dos judeus e não judeus. Sem dúvida um museu que vale a pena pela sua riqueza em conteúdo histórico. Aberto diariamente das 10h00 ás 20h00, custo de 8 euros adulto ou 3 euros tarifa reduzida para estudantes entre outros. 


Boas Viagens 😘

0 Comentários